sábado, 30 de outubro de 2010

Frango ao Forno com Farofa Preguiçosa


Esse é o prato ideal para aqueles dias de final de semana que você levanta tarde e com preguiça de pensar no que vai preparar para o almoço! Provavelmente você terá todos os ingredientes em casa!

Essa porção é para duas pessoas com fome.

Ingredientes:

Frango:
3 coxas
3 pedaços de peito
½ colher de sopa de farinha de trigo
azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
½ cebola ralada
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 2 limões

Farofa preguiçosa:
1 xícara de farofa pronta para churrasco (a marca da sua preferência)
1 tomate sem semente picado em cubinhos
½ cebola roxa cortada em cubinhos (pode ser branca)
2 colheres de sopa de salsinha
2 colheres de sopa de azeitonas cortadas em rodelas
3 colheres de sopa de milho verde


Modo de Preparo:

Frango:
Faça uma marinada com o alho amassado, cebola ralada, suco dos limões, sal e pimenta do reino. Esfregue aos pedaços de frango e deixe descansar por 30 minutos.


Passado esse tempo, acomode os pedaços de frango em uma assadeira e coloque o que sobrar da marinada por cima. Regue todo o frango com azeite de oliva. Cubra a assadeira com papel alumínio e coloque pra assar em temperatura alta no forno pré aquecido por 30 minutos.


Após 30 minutos retire o papel alumínio e deixe por mais 40 minutos ou até estar bem assado. Retire do forno, vire os pedaços e pingue um pouco de água caso esteja queimando o fundo. Deixe por mais 10 minutos.
Retire da assadeira e coloque na travessa que vai servir.


Você verá que a forma estará com um aspecto de queimado. 




Não despreze a melhor parte desse prato! Coloque a forma sobre uma boca do fogão em temperatura baixa. Acrescente um fio de azeite de oliva e uma xícara de água. 




Com uma colher, vá mexendo e raspando o fundo para que os temperos que estavam grudados ao fundo vão se desprendendo. Coloque ½ colher de sopa de farinha de trigo e mexa bem. Se ficar muito consistente, acrescente um pouco mais de água. 




Assim que tudo ficar incorporado e com um aspecto lindo de cor marrom, retire do fogo e coloque sobre os pedaços que já estão prontos  na travessa.




Tome cuidado ao manusear a assadeira em cima da boca do fogão pois ela fica super quente! O ideal é usar uma luva térmica!


Farofa preguiçosa:
Em um recipiente misture o milho verde, a azeitona, a salsinha, a cebola roxa e o tomate. Acrescente a farofa pronta e misture bem!
Está pronta!  


Um comentário: